sábado, 29 de setembro de 2012

Projeto Trilhas

 No dia 31 de julho de 2012, foi iniciado o projeto Trilhas na E. Municipal Maria de Nazareth, na turma do 1° ano do ensino fundamental com 32 alunos com a professora Regina Maria Dantas Vale.
Considera-se esse projeto de suma importância para auxiliar na alfabetização dos alunos, o acervo de obras e jogos são bastante diversificados, contribuindo o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade dos alunos de 6 anos de idade.
Esse material de apoio está tornando nosso trabalho mais proveitoso , tivemos o prazer de ler várias histórias, dentre elas: A casa sonolenta ( De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood. São Paulo: Editora Ática, 2005. ), O grande rabanete ( De Tatiana Belinky,  ilustrado por Claudius. São Paulo: Editora Moderna, 2002.), Uma girafa e tanto ( Texto e ilustrações de Shel Silverstein, tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2003. ) etc. Essas histórias que trabalhamos são de acumulação, onde apresentam um evento desencadeador da narrativa, que apartir daí é contada de maneira repetitiva, ou seja, a mesma ação é realizada por diversos personagens e a repetição de um mesmo acontecimento se dá por acumulação : surge um personagem que não  consegue resolver a questão levantada pela história, aparece outro, que também não consegue e assim sucessivamente.
Esse tipo de estrutura facilita a antecipação do que vira por parte das crianças, tornando mais fáceis a leitura e a retenção da história.
Em cada história lida para os alunos, foram desenvolvidas 8 atividades ao todo, sendo 1 atividade para cada dia de aula, numa mesma história, os alunos estão conseguindo melhorar a cada dia na leitura, oralidade e escrita, são capazes de ler e escrever palavras, frases e interpretar livros e textos, alguns já conseguem ler livros, inclusive do próprio projeto Trilhas, nossos objetivos estão sendo alcançados, graças ao nosso esforço, trabalho e dedicação com relação a esse projeto. Os jogos
tem contribuído para a aprendizagem das crianças,  elas aprendem de uma forma prazeirosa, compreendem as regras dos jogos, entendem os objetivos e socializam com mais facilidade.
         Postado por: Maria Inês Lopes de Araújo
                              Iris Neide F. Queiroz
                              Nailsa Dutra de Almeida
                              Rita de Cássia Alves Ribeiro
                              Regina M. Dantas Vale

                     



                                       

4 comentários:

  1. Parabenizo a Escola Municipal Maria de Nazareth, pelo esforço de todos, pois a escola vem fazendo um trabalho muito gratificante, aonde os alunos vem melhorando consideravelmente na vida escolar, sabe-se que a mesma tem o melhor IDEB da cidade, isso porque a equipe escolar se dedicou e se dedica pela melhoria de seu alunado e o projeto Trilhas é mais um dos inúmeros projetos que a escola vem trabalhando, no entanto o mesmo é de suma importância para melhoria da alfabetização do aluno e isso enriquece o trabalho do professor, pois o projeto tem material concreto, onde o aluno tem a oportunidade de aprender diretamente com pequenos cartazes ilustrados, onde mostra os significados das figuras que ali estão tornando assim, uma leitura mais agradável para as crianças e melhorando o desenvolvimento de cada um.
    Maria Lúcia de Araújo

    ResponderExcluir
  2. Observando o projeto trilhas achei interessante e bem legal, o mesmo vai servir de experiencia para outros professores.


    O grupo está de parabéns pelo trabalho.
    maria da luz

    ResponderExcluir
  3. Esse projeto tem ótimos objetivos, pois além de desenvolver a leitura e escrita ainda desenvolve a oralidade que ao ver é de suma importância para a interação social do aluno.
    Telma Maria de Medeiros Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Escolhi este projeto para comentar,porque ele è muito rico,onde podemos trabalhar vàrios tipos de textos,bem como levar os educandos a navegarem numa diversidade de leituras,então para garantir-mos o acesso a essa diversidade,precisamos levar esses educandos a ler,a escrever e utilizar a leitura e a escrita como meios para a apropriação e elaboração de outros conhecimentos. Maria de Lourdes.






    ResponderExcluir