quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETO DE LEITURA: CONTOS, CANTOS E ENCANTOS.



Relato de Experiência do Projeto de Leitura: Contos, Cantos e Encantos.

O trabalho ora exposto foi desenvolvido na Escola Mul. Profª Maria Cruz de Medeiros de Ensino Fundamental Menor com o objetivo de trabalhar diversos gêneros textuais, onde cada turma optou por trabalhar  com um tipo de Gênero Textual. O mesmo foi dividido em algumas etapas e teve duração de 15 dias.                                                            
  No primeiro momento os professores fizeram uma roda de conversa para falar sobre o projeto e sua importância, mostrando os objetivos a serem alcançados. Em seguida foram feitas as leituras de acordo com o tipo de gênero trabalhado por cada professor. Continuando, com todos ainda em círculo sentados ao chão foram distribuídos vários livros para que eles escolhessem o que gostariam de ler e cada um falassem sobre o que leram, outros recontavam as histórias, fazendo assim uma socialização. 
                                                                   
Foram momentos muito prazerosos. Dessa forma os alunos tiveram a oportunidade de criar histórias, poemas jograis, fazerem leituras de imagens, leitura de textos informativos e jornalísticos, ouvirem e cantarem músicas refletindo em suas letras, produzirem textos, etc.        
Este projeto proporcionou momentos significantes para estimular nos alunos o gosto, ampliando o repertorio para o trabalho de leitura e escrita. Foi oportunizado ainda momentos de dramatização de contos, ilustração de textos, dramatização com fantoches, de declamarem poesias de autoria dos próprios alunos como também de autores consagrados, apresentação de danças infantis e folclóricas que foram  apresentados na culminância do projeto. 
 

Portanto, este trabalho foi de grande importância para o aprendizado das crianças e para a escola. Pois as mesmas se integraram e interagiram bastante, valorizando a fala do outro, o trabalho coletivo e o respeito mútuo. Aprenderam mais a ouvir um conto, desenvolveram a prática social da leitura, pois não ficavam mais tímidos em lerem para os colegas, para os professores e a plateia. No tocante a escola foi relevante, visto que oportunizou momentos de integração família e escola, já que houve uma boa participação das mesmas durante a execução dos trabalhos e na culminância do projeto. 
Vale salientar que todos os dias do projeto as crianças participaram efetivamente prestando atenção, participando das aulas e interagindo bem com seus colegas e com os professores.


Autoras: Benedita, Ivoneide, Kesia e Saionara.