terça-feira, 6 de novembro de 2012



Relato de experiência
Assunto: educação no trânsito

As atividades aqui propostas estão relacionadas com a educação no trânsito, que é um assunto de fundamental importância para o aprendizado das crianças. As mesmas foram desenvolvidas na Escola Municipal  Evanildo Mariano dos Santos com as turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental menor do município de Jardim de Piranhas-RN. As mesmas  tinham como objetivos identificar, compreender e utilizar sinais de trânsito, sejam eles utilizados para pedestres ou veículos nas travessias de ruas ou avenidas, respeitando e valorizando a importância de cada um.
Para o desenvolvimento utilizamos diversos recursos como: conversa informal, debate sobre o assunto em questão, vídeo aula, recortes e colagens, para montar um cartaz ,DVD com musica da Xuxa para dramatização, aula passeio na faixa de pedestre ,semáforo e confecção do mesmo, atividades mimeografadas, fotos registando as atividades, poesia sobre o trânsito ,cartazes e mural com desenhos dos alunos representando o trânsito .As atividades foram divididas em quatro etapas nos dias 16,17,18 e 19 de outubro de 2012.
1ª etapa
Através da roda de conversa foram feitos vários questionamentos sobre o trânsito, dando importância aos conhecimentos prévios dos alunos e orientando sobre o assunto em questão, em seguida foi sugerida uma atividade de recorte e colagem com figuras representando o trânsito para colar no cartaz.
2º etapa
Foi apresentado um vídeo sobre o trânsito, após a exibição, comentário sobre o vídeo em seguida foi proposta uma atividade de artes para que os alunos desenhassem o que aprendeu sobre o trânsito e expor no mural na sala de aula com os desenhos dos mesmos.
3ª etapa
Aula passeio sobre a faixa de pedestre em frente a escola para conhecer e saber atravessar com segurança, em seguida foram apresentados vários cartazes sobre o trânsito e sinalização para identificar sua utilização e sua importância ,depois foi proposta uma atividade mimeografada.
4ª etapa
Assistir o DVD da Xuxa com música sobre o trânsito ,entregar a letra da música  para  ler, cantar e dramatizar .Em seguida foi apresentado o semáforo, destacando a sua utilização , sendo  feita uma oficina  em grupo ,para confeccionar um semáforo e apresentar para a turma.
Portanto, de acordo com as aulas que foram desenvolvidas, acreditamos que foram bem proveitosas e prazerosas, observamos a participação e o interesse dos alunos, percebemos que os mesmos  demostravam interesse e entendimento  do que estava sendo proposto com bastante entusiasmo .O assunto em questão foi de fundamental importância, pois além de haver o envolvimento de alunos e professores  envolveu os familiares dos alunos, o pai de um aluno fez uma poesia relacionada com o trânsito, onde foi trabalhada em sala de aula.
Finalizamos as atividades  com êxito , pois no período em que as atividades foram desenvolvidas, os alunos participavam e demostravam interesse em realizar o que estava sendo proposto. Principalmente quando são utilizados recursos tecnológicos, eles interagem e aprendem de forma concreta , tornando assim mais significativo o ensino e aprendizado, tanto para alunos como professores.

Esse trabalho foi realizado pelas professoras:
Ivoneide dos Santos 2º ANO
Saionara Vale Soares 1º ANO