segunda-feira, 29 de outubro de 2012
CONHECENDO AS BARATAS
PLANO DE AULA
A
aula será desenvolvida em uma turma de educação infantil nível IV na Escola Municipal Maria de Nazareth, integrando as disciplinas língua portuguesa, ciências
sociais e naturais, artes e matemática, com o objetivo de desenvolver a oralidade,
a coordenação motora; identificar o conteúdo da música e do documentário interpretando
as informações contidas; identificar as letras da palavra BARATA (consoantes e
vogais e quantidades referentes às mesmas); interagir com os colegas e
professoras.
Como
recursos tecnológicos serão utilizados: televisão; pen drive com o vídeo da música
infantil A BARATA e o documentário sobre as baratas; CD com a música para a dança de roda e para o karaokê; mycro system;
caixa de som; microfone; máquina digital para registra a aula.
A
aula será iniciada com uma conversa informal sobre o assunto, em seguida na
sala de multimídias assistiremos ao documentário a respeito das baratas e na
sequência ao vídeo com a música infantil A BARATA
Retornando
a sala de aula será feito perguntas a respeito do conteúdo do documentário e da
música aos alunos. No quadro branco será produzido pela professora um desenho da barata de
acordo com as informações contidas no documentário que os alunos observaram e que iram responder.
Haverá uma exploração da letra da música em
cartaz, destacando a palavra BARATA para que os alunos identifiquem as vogais e
consoantes e as quantidades referentes de letras,como também será destacado as
mentiras inventadas pela barata explorando as quantidades de objetos indicadas
por ela.
Na sequência iremos brincar em roda cantando e
gesticulando a música a barata para que eles aprendam a letra e imitem de
acordo com as informações da música. Em seguida os alunos terão a oportunidade
de cantar usando os recursos tecnológicos como o mycro system, caixa de som e
microfone.
Para
finalizar a aula haverá uma produção artística em mosaico da barata, no qual os
alunos iram colar pedaços de EVA no desenho.
Relato
de experiência
O
desenvolvimento da aula foi muito bom, os alunos gostaram muito dos recursos
utilizados para executar a aula, como também prestaram muita atenção ao documentário
que ao mesmo tempo formos surpreendidas com os comentários feitos pelos alunos
mostrando o quanto acharam interessante, que aprenderam as informações contidas
ao ponto de comentarem detalhes das informações.
Ao
utilizarmos os recursos tecnológicos nossa aula ganhou uma atenção maior por
parte dos alunos que estavam totalmente envolvidos, com isso alcançamos nossos
objetivos.
Foi
gratificante e prazeroso desenvolver uma aula tão dinâmica como essa.
Agradecemos
ao professor Maciel Vale de Azevedo que nos deu a ideia para que elaborássemos uma
aula na qual utilizássemos as tecnologias, com isso nos deu a oportunidade de
desenvolver uma aula na qual utilizamos recursos que chama a atenção dos alunos
e que facilita a aprendizagem dos mesmos.
Planejar
as aulas usando as tecnologias é estar atualizado com as mídias. É importante
inovarmos nossas aulas. Trabalhar com tecnologias é um meio de facilitar a
aprendizagem dos alunos, fazendo com que as aulas sejam prazerosas e dinâmicas.
Maria Saraiva Dantas e Telma Maria de Medeiros
Fernandes
Professoras
colaboradoras: Maria de Lourdes Araújo
Maria Relva
Inclusão digital e aprendizagem
Desenvolver
uma atividade na sala de informática da Escola Municipal Marinheiro
Saldanha com a turma de Educação Infantil - nível IV, com o
objetivo de levar a criança a interagir com o computador e fazer com
que ela perceba a importância da tecnologia em nossas vidas. A
atividade a ser desenvolvida é o jogo KTuberling, também chamado
Homem-batata.
É uma excelente atividade para a educação infantil
onde será desenvolvida a coordenação motora das crianças, a
percepção, a criatividade e a integração. Neste contexto também
será explorado os órgãos dos sentidos durante a montagem do
homem-batata.
Desse
modo, pretende-se através da realização desta atividade despertar
o interesse e a participação das crianças.
Relato de
experiência
No dia 17
de outubro de 2012 as professoras Rita de Cássia Alves Ribeiro e
Maria de Lourdes Silva Santos desenvolveram uma atividade com os alunos da
Educação Infantil – Nível IV na sala de informática da Escola
Municipal Marinheiro Saldanha.
A referida aula foi o jogo KTuberling,
conhecida como homem-batata. Considera-se bastante proveitosa já que
os objetivos propostos foram alcançados, pois as crianças gostaram
muito, demonstraram bastante interesse e participação, como também
observou-se o empenho na integração das crianças onde ajudavam
umas as outras, usaram a sua criatividade, desenvolveram a
coordenação motora, a percepção e reconheceram os órgão dos
sentidos, pois durante o jogo foram explorados os sentidos.
As
crianças participaram do jogo com bastante entusiasmo, algumas com
dificuldades, mas a maioria superou nossas expectativas, pois o jogo
requer bastante coordenação motora, onde as crianças para montar o
Homem-batata iam clicando com o mouse nos olhos, boca, nariz, várias
partes e adereços, arrastando com o mouse e soltando, para completar
o homem- batata.
Percebe-se
que foi de grande importância, pois as crianças se envolveram
bastante e se divertiram com suas criações, utilizando as novas
tecnologias.
O desempenho das crianças no decorrer da atividade foi
excelente, levando em conta as limitações de cada criança, pois
algumas ainda não desenvolveram bem sua coordenação motora e estão
aprendendo a lidar com o mouse.
Rita de Cássia Alves Ribeiro
Maria de Lourdes Silva Santos
Educação no Trânsito
Escola Municipal Evanildo Mariano dos Santos
Relato de experiência
Assunto: educação no trânsito
As atividades aqui propostas
estão relacionadas com a
educação no trânsito, que é um assunto de fundamental importância para o aprendizado das crianças. As mesmas foram desenvolvidas na Escola Municipal Evanildo Mariano dos Santos com as turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental menor do município de Jardim de Piranhas-RN. As mesmas tinham como objetivos identificar, compreender e utilizar sinais de trânsito, sejam eles utilizados para pedestres ou veículos nas travessias de ruas ou avenidas, respeitando e valorizando a importância de cada um.
educação no trânsito, que é um assunto de fundamental importância para o aprendizado das crianças. As mesmas foram desenvolvidas na Escola Municipal Evanildo Mariano dos Santos com as turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental menor do município de Jardim de Piranhas-RN. As mesmas tinham como objetivos identificar, compreender e utilizar sinais de trânsito, sejam eles utilizados para pedestres ou veículos nas travessias de ruas ou avenidas, respeitando e valorizando a importância de cada um.
Para o desenvolvimento utilizamos diversos recursos como: conversa informal, debate sobre o assunto em questão, vídeo aula, recortes e colagens, para montar um cartaz ,DVD com musica da Xuxa para dramatização, aula passeio na faixa de pedestre ,semáforo e confecção do mesmo, atividades mimeografadas, fotos registando as atividades, poesia sobre o trânsito ,cartazes e mural com desenhos dos alunos representando o trânsito .As atividades foram divididas em quatro etapas nos dias 16,17,18 e 19 de outubro de 2012.
1ª etapa
Através da roda de conversa foram
feitos vários questionamentos sobre o trânsito, dando importância aos
conhecimentos prévios dos alunos e orientando sobre o assunto em questão, em
seguida foi sugerida uma atividade de recorte e colagem com figuras
representando o trânsito para colar no cartaz.
2º etapa
Foi apresentado um vídeo sobre o
trânsito, após a exibição, comentário sobre o vídeo em seguida foi proposta uma
atividade de artes para que os alunos desenhassem o que aprendeu sobre o
trânsito e expor no mural na sala de aula com os desenhos dos mesmos.
3ª etapa
Aula passeio sobre a faixa de
pedestre em frente a escola para conhecer e saber atravessar com segurança, em
seguida foram apresentados vários cartazes sobre o trânsito e sinalização para
identificar sua utilização e sua importância ,depois foi proposta uma atividade
mimeografada.
4ª etapa
Assistir o DVD da Xuxa com música
sobre o trânsito ,entregar a letra da música para
ler, cantar e dramatizar .Em seguida foi apresentado o semáforo,
destacando a sua utilização , sendo
feita uma oficina em grupo ,para
confeccionar um semáforo e apresentar para a turma.
Portanto, de acordo com as aulas
que foram desenvolvidas, acreditamos que foram bem proveitosas e prazerosas,
observamos a participação e o interesse dos alunos, percebemos que os
mesmos demostravam interesse e
entendimento do que estava sendo
proposto com bastante entusiasmo .O assunto em questão foi de fundamental
importância, pois além de haver o envolvimento de alunos e professores envolveu os familiares dos alunos, o pai de
um aluno fez uma poesia relacionada com o trânsito, onde foi trabalhada em sala
de aula.
Finalizamos as atividades com êxito , pois no período em que as
atividades foram desenvolvidas, os alunos participavam e demostravam interesse
em realizar o que estava sendo proposto. Principalmente quando são utilizados
recursos tecnológicos, eles interagem e aprendem de forma concreta , tornando
assim mais significativo o ensino e aprendizado, tanto para alunos como
professores.
Esse trabalho foi realizado pelas professoras:
Ivoneide dos Santos
2º ANO
Saionara Vale Soares 1º
ANO
Assinar:
Postagens (Atom)