segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CONHECENDO AS BARATAS



 PLANO DE AULA

A aula será desenvolvida em uma turma de educação infantil nível IV na Escola Municipal Maria de Nazareth, integrando as disciplinas língua portuguesa, ciências sociais e naturais, artes e matemática, com o objetivo de desenvolver a oralidade, a coordenação motora; identificar o conteúdo da música e do documentário interpretando as informações contidas; identificar as letras da palavra BARATA (consoantes e vogais e quantidades referentes às mesmas); interagir com os colegas e professoras.
Como recursos tecnológicos serão utilizados: televisão; pen drive com o vídeo da música infantil A BARATA e o documentário sobre as baratas; CD com a música  para a dança de roda e para o karaokê; mycro system; caixa de som; microfone; máquina digital para registra a aula.
A aula será iniciada com uma conversa informal sobre o assunto, em seguida na sala de multimídias assistiremos ao documentário a respeito das baratas e na sequência ao vídeo com a música infantil A BARATA
Retornando a sala de aula será feito perguntas a respeito do conteúdo do documentário e da música aos alunos. No quadro branco será produzido pela professora um desenho da barata de acordo com as informações contidas no documentário que os alunos observaram e que iram responder.
 Haverá uma exploração da letra da música em cartaz, destacando a palavra BARATA para que os alunos identifiquem as vogais e consoantes e as quantidades referentes de letras,como também será destacado as mentiras inventadas pela barata explorando as quantidades de objetos indicadas por ela.
 Na sequência iremos brincar em roda cantando e gesticulando a música a barata para que eles aprendam a letra e imitem de acordo com as informações da música. Em seguida os alunos terão a oportunidade de cantar usando os recursos tecnológicos como o mycro system, caixa de som e microfone.
Para finalizar a aula haverá uma produção artística em mosaico da barata, no qual os alunos iram colar pedaços de EVA no desenho.


Relato de experiência 
  



















O desenvolvimento da aula foi muito bom, os alunos gostaram muito dos recursos utilizados para executar a aula, como também prestaram muita atenção ao documentário que ao mesmo tempo formos surpreendidas com os comentários feitos pelos alunos mostrando o quanto acharam interessante, que aprenderam as informações contidas ao ponto de comentarem detalhes das informações.
Ao utilizarmos os recursos tecnológicos nossa aula ganhou uma atenção maior por parte dos alunos que estavam totalmente envolvidos, com isso alcançamos nossos objetivos.
Foi gratificante e prazeroso desenvolver uma aula tão dinâmica como essa.
Agradecemos ao professor Maciel Vale de Azevedo que nos deu a ideia para que elaborássemos uma aula na qual utilizássemos as tecnologias, com isso nos deu a oportunidade de desenvolver uma aula na qual utilizamos recursos que chama a atenção dos alunos e que facilita a aprendizagem dos mesmos.
Planejar as aulas usando as tecnologias é estar atualizado com as mídias. É importante inovarmos nossas aulas. Trabalhar com tecnologias é um meio de facilitar a aprendizagem dos alunos, fazendo com que as aulas sejam prazerosas e dinâmicas.


 Maria Saraiva Dantas e Telma Maria de Medeiros Fernandes
Professoras colaboradoras: Maria de Lourdes  Araújo
                                                 Maria Relva

Inclusão digital e aprendizagem

Desenvolver uma atividade na sala de informática da Escola Municipal Marinheiro Saldanha com a turma de Educação Infantil - nível IV, com o objetivo de levar a criança a interagir com o computador e fazer com que ela perceba a importância da tecnologia em nossas vidas. A atividade a ser desenvolvida é o jogo KTuberling, também chamado Homem-batata. 

É uma excelente atividade para a educação infantil onde será desenvolvida a coordenação motora das crianças, a percepção, a criatividade e a integração. Neste contexto também será explorado os órgãos dos sentidos durante a montagem do homem-batata.





 Desse modo, pretende-se através da realização desta atividade despertar o interesse e a participação das crianças.
                                     
                                            Relato de experiência
No dia 17 de outubro de 2012 as professoras Rita de Cássia Alves Ribeiro e Maria de Lourdes Silva Santos desenvolveram uma atividade com os alunos da Educação Infantil – Nível IV na sala de informática da Escola Municipal Marinheiro Saldanha. 
   A referida aula foi o jogo KTuberling, conhecida como homem-batata. Considera-se bastante proveitosa já que os objetivos propostos foram alcançados, pois as crianças gostaram muito, demonstraram bastante interesse e participação, como também observou-se o empenho na integração das crianças onde ajudavam umas as outras, usaram a sua criatividade, desenvolveram a coordenação motora, a percepção e reconheceram os órgão dos sentidos, pois durante o jogo foram explorados os sentidos. 
 As crianças participaram do jogo com bastante entusiasmo, algumas com dificuldades, mas a maioria superou nossas expectativas, pois o jogo requer bastante coordenação motora, onde as crianças para montar o Homem-batata iam clicando com o mouse nos olhos, boca, nariz, várias partes e adereços, arrastando com o mouse e soltando, para completar o homem- batata.
Percebe-se que foi de grande importância, pois as crianças se envolveram bastante e se divertiram com suas criações, utilizando as novas tecnologias. 

O desempenho das crianças no decorrer da atividade foi excelente, levando em conta as limitações de cada criança, pois algumas ainda não desenvolveram bem sua coordenação motora e estão aprendendo a lidar com o mouse.




Rita de Cássia Alves Ribeiro
Maria de Lourdes Silva Santos

 


Educação no Trânsito

Escola Municipal Evanildo Mariano dos Santos


Relato de experiência
Assunto: educação no trânsito
As atividades aqui propostas estão relacionadas com a

educação no trânsito, que é um assunto de fundamental importância para o aprendizado das crianças. As mesmas foram desenvolvidas na Escola Municipal  Evanildo Mariano dos Santos com as turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental menor do município de Jardim de Piranhas-RN. As mesmas  tinham como objetivos identificar, compreender e utilizar sinais de trânsito, sejam eles utilizados para pedestres ou veículos nas travessias de ruas ou avenidas, respeitando e valorizando a importância de cada um.


































Para o desenvolvimento utilizamos diversos recursos como: conversa informal, debate sobre o assunto em questão, vídeo aula, recortes e colagens, para montar um cartaz ,DVD com musica da Xuxa para dramatização, aula passeio na faixa de pedestre ,semáforo e confecção do mesmo, atividades mimeografadas, fotos registando as atividades, poesia sobre o trânsito ,cartazes e mural com desenhos dos alunos representando o trânsito .As atividades foram divididas em quatro etapas nos dias 16,17,18 e 19 de outubro de 2012.
1ª etapa
Através da roda de conversa foram feitos vários questionamentos sobre o trânsito, dando importância aos conhecimentos prévios dos alunos e orientando sobre o assunto em questão, em seguida foi sugerida uma atividade de recorte e colagem com figuras representando o trânsito para colar no cartaz.
2º etapa
Foi apresentado um vídeo sobre o trânsito, após a exibição, comentário sobre o vídeo em seguida foi proposta uma atividade de artes para que os alunos desenhassem o que aprendeu sobre o trânsito e expor no mural na sala de aula com os desenhos dos mesmos.
3ª etapa
Aula passeio sobre a faixa de pedestre em frente a escola para conhecer e saber atravessar com segurança, em seguida foram apresentados vários cartazes sobre o trânsito e sinalização para identificar sua utilização e sua importância ,depois foi proposta uma atividade mimeografada.
4ª etapa
Assistir o DVD da Xuxa com música sobre o trânsito ,entregar a letra da música  para  ler, cantar e dramatizar .Em seguida foi apresentado o semáforo, destacando a sua utilização , sendo  feita uma oficina  em grupo ,para confeccionar um semáforo e apresentar para a turma.
Portanto, de acordo com as aulas que foram desenvolvidas, acreditamos que foram bem proveitosas e prazerosas, observamos a participação e o interesse dos alunos, percebemos que os mesmos  demostravam interesse e entendimento  do que estava sendo proposto com bastante entusiasmo .O assunto em questão foi de fundamental importância, pois além de haver o envolvimento de alunos e professores  envolveu os familiares dos alunos, o pai de um aluno fez uma poesia relacionada com o trânsito, onde foi trabalhada em sala de aula.
Finalizamos as atividades  com êxito , pois no período em que as atividades foram desenvolvidas, os alunos participavam e demostravam interesse em realizar o que estava sendo proposto. Principalmente quando são utilizados recursos tecnológicos, eles interagem e aprendem de forma concreta , tornando assim mais significativo o ensino e aprendizado, tanto para alunos como professores.
Esse trabalho foi realizado pelas professoras:
Ivoneide dos Santos 2º ANO
Saionara Vale Soares 1º ANO