sábado, 29 de setembro de 2012


Projeto Folclore


       Projeto é um dos meios que a educação utiliza nos dia de hoje para envolver tanto os alunos, quanto as famílias no dia a dia escolar. Portanto, é com esse objetivo que a escola Municipal Maria de Nazareth executou o projeto folclore no mês de agosto de 2012, visando introduzir os alunos no mundo da cultura, destacando a cultura especialmente da religião Nordeste . Foram feitas várias atividades durante a semana que antecede o dia do folclore brasileiro(22 de agosto) finalizando com a culminância do projeto dia 19 de agosto com várias apresentações como: danças, músicas, dramatizações e as exposições dos trabalhos que foram realizados em salas de aulas durante toda a semana. Foram utilizados vídeo e fotografias para que os alunos visualizassem melhor o tema estudado.


Francisca Lúcia Pereira
Maria José Pereira 
Maria da Luz Araújo
Postado por: Maria da Luz

3 comentários:

  1. Adoro trabalhar esse tema (folclore) tudo me fascina,volto a minha infançia,tempos em que èramos felizes e nao sabìamos,tinhamos liberdade para brincar na rua sem perigo, fazìamos nossos pròprios brinquedos,havia interaçao entre amigos,vizinhos e famìlias.lembro-me que todas as noites nossos vizinhos iam atè nossa casa com(versos)cordèis para eu ler(a luz de lamparina),meus pais ficavam super felizes em me ver lendo para todos .tambèm tinha as històrias(lendas,fàbulas...)que meus pais contavam,eu e meu irmao ficàvamos encantados.existia um rio maravilhoso,cheio de peixes,as corridas de argolinhas,touradas,vaqueijadas,circo e entre outros mais ,tinha os dramas(uma apresentaçao) que fazìamos imitando alguèm ou recontando,uma històrias.enfim estao de parabèns todos os que fazem a Escola Municipal Maria de Nazareth pelo brilhante trabalho. ivaneide fernandes de medeiros 02.10.2012

    ResponderExcluir
  2. Folclore é um tema essencial no nosso trabalho pedagógico.Ele é um hipertexto praticamente nordestino. Pois quando começamos desenvolvê-lo, você fica até meio perdida com tantas possibilidades e riqueza de conteudos que dá vontade de passar o ano todo trabalhando com o mesmo, pois o mesmo faz com que você viagem na sua infância como as brincadeiras,cantigas de roda ,as lendas,brinquedos populares,enfim tudo que uma criança faz na sua infância.São trabalhos como esse que favorece o ensino das nossas escolas
    parabéns equipe pelo brilhante trabalho
    IVONEIDE

    ResponderExcluir
  3. Valorizar nossa cultura e procurar meios de divulgação de nossas tradições, também é uma tarefa da comunidade escolar, um bom projeto , parabéns.
    Jalby

    ResponderExcluir