terça-feira, 27 de agosto de 2013

Contação de Histórias nas Escolas do Campo no Município de Jardim de Piranhas - RN.


Ao realizar visitas nas escolas rurais do referido município, onde na ocasião , é realizado testes de leitura e escrita pela equipe técnica do Centro Municipal de Ensino Rural Prof. Maria Edite Batista, eu como supervisora pedagógica, levo as crianças a viajarem no mundo da leitura, oportunizo aos alunos o momento de “Contação de Histórias”, observa-se a alegria em cada olhar daquelas crianças, que encontram neste universo da leitura o amor e a alegria de viajar a lugares imaginários , onde observa-se que o gosto e o prazer de ler é estimulado através destes momentos com nossos alunos, sabemos que a leitura é o alimento da alma e quanto mais estimular a leitura, mas temos a possibilidade de estarmos formando homens livres e conscientes que buscam mais e mais conhecimentos. Contar e encantar estas crianças me deixa muito.......feliz. Que isto seja uma prioridade no ambiente escolar principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental dos anos iniciais.






Francisca Eurania de Medeiros Teixeira


8 comentários:

  1. O projeto aqui apresentado é muito interessante e enriquecedor, parece ter sido desenvolvido com muita dedicação, amor e carinho. Através dos links expostos, percorri o trajeto explorando os múltiplos caminhos de leitura que o hipertexto propicia e me deslumbrei com a maneira de como ele foi executado, gostei muito da postagem da colega, pois mostra de maneira clara e objetiva a importância da contação de história que deve ser ou pelo menos deveria ser, uma prioridade no ambiente familiar, escolar, principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental dos anos iniciais, despertando em nossas crianças o prazer e o amor pela leitura.
    Francinice Galvão de Araújo

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente acredito que a idade certa para fomentar o gosto pela leitura é na infância, não obstante que muitos adultos acabam descobrindo em idade até avançada, o que não compromete-lhe o gosto. A mente da criança é mais receptiva ao imaginário, o terreno está mais fértil e desejoso de ser cultivado. Dentro desse aspecto eu penso que não basta ter uma biblioteca numa escola, seja ela particular ou pública, tem que se haver projetos que envolvam as crianças em atividades lúdicas e interativas com diversos temas que elas tem contato no cotidiano e que também são temática de ótimos livros. O jovem também deve ser captado com outro tipo de abordagem e temas. Se cada um de nós contar um conto, a literatura brasileira jamais terminará num ponto…

    Luzia Maria de Morais Almeida

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente acredito que a idade certa para fomentar o gosto pela leitura é na infância, não obstante que muitos adultos acabam descobrindo em idade até avançada, o que não compromete-lhe o gosto. A mente da criança é mais receptiva ao imaginário, o terreno está mais fértil e desejoso de ser cultivado. Dentro desse aspecto eu penso que não basta ter uma biblioteca numa escola, seja ela particular ou pública, tem que se haver projetos que envolvam as crianças em atividades lúdicas e interativas com diversos temas que elas tem contato no cotidiano e que também são temática de ótimos livros. O jovem também deve ser captado com outro tipo de abordagem e temas. Se cada um de nós contar um conto, a literatura brasileira jamais terminará num ponto…

    Luzia Maria de Morais Almeida

    ResponderExcluir
  4. Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. No entanto, os pais terão que ter a responsabilidade de oportunizar às crianças a ter contato com livros, e viajar junto à elas no mundo da leitura.

    Andréia Cortez de paiva

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu hipertexto, a linguagem utilizada definiu uma cadeia de textos interligados por meio de contação de histórias denominadas ao hipertexto , a interação com a leitura foi consequentemente facilitadora a aquisição do conhecimento. Mesmo assim não podemos esquecer os que,avanços tecnológicos acontecem frequentemente em todos os níveis da sociedade e que para acompanhar essas mudanças o professor precisa adequar sua proposta pedagógica buscando recursos necessários para poder garantir aos alunos o acesso as informações que circulam no universo digital.
    Lúcia Dantas

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da atividade desempenhada pela colega, mostra que as crianças quando bem estimuladas aprendem bem mais com atenção e prazer na atividade proporcionada.
    Edileusa

    ResponderExcluir
  7. Muito bom a leitura de texto para crianças levando a contação de história através do lúdico as crianças aprendem muito mais.
    Roxana Silva

    ResponderExcluir
  8. É na infância que definimos nossas preferências. Se quisermos formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, precisamos estimular a prática da leitura desde cedo. Proporcionar o contato com obras literárias é estabelecer vínculos de conhecimento e prazer. Parabéns pelo projeto.
    Irenilda Medeiros Ramalho

    ResponderExcluir