terça-feira, 2 de outubro de 2012

PROJETO O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA



 
O Laboratório de Ensino de Matemática da escola Municipal Mons. Walfredo Gurgel, Em Jardim de Piranhas - RN è uma ação proposta pelo PDE, QUE tem por objetivo dinamizar o trabalho e enriquecer as atividades de ensino e aprendizagem tornando esse processo muito prazeroso e eficaz. O aluno aprende a desenvolver oficinas de matemáticas tendo o professor como mediador.
 

Este laboratório de ensino de matemática foi instalado provisoriamente na sala de vídeo da referida escola no ano de 2008, e contou com uma programação especial para sua inauguração, no período de 25/06/2008 à 02/07/2008. Durante esse período todas as turmas da escola visitaram esse laboratório e participaram das atividades proposta. Cada turma acompanhada por seu professor de matemática eram recepcionados pelo coordenador do LEM, onde em um breve comentário, mostrava os objetivos do projeto.

Os alunos e os professores tinham participação livre nos desafios, curiosidades e jogos de TANGRAN, etc... Terminado o tempo livre aos jogos, era realizado com a turma uma outra atividade: “O que é o que é” ou a mágica dos números. A visitação de cada turma era concluída com assinaturas de presenças e o registro de um “ frase esquisita”. A abertura do LEM foi um sucesso, os alunos participaram ativamente de toda a programação como mostram as imagens e se mostraram felizes com este benefício com este projeto. 

 Francisco Borges de Araújo 
 Janusia Cavalcanti de Araújo
 Maria Rosângela da Silva 
 

2 comentários:

  1. Escolhi esta postagem para fazer meu comentário querendo parabenizar a escola pela iniciativa de implantar o laboratório de matemática e fazer uma ressalva para a importância dele para uma aprendizagem em matemática mais solidificada e prazerosa trazendo benefícios imediatos e futuros para os alunos. Desejo que futuramente todas as escolas de ensino fundamental possam também estar implantando este recurso, pois sabemos que os alunos apresentam a cada dia mais dificuldade em apreenderem os conteúdos matemáticos.

    Benedita D. dos Santos

    ResponderExcluir
  2. parabenizo colegas pelo excelente trabalho desenvolvido, pois o mesmo envolve os alunos de uma forma prazerosa de aprender matemática, apesar de ter sido provisório, onde tira o aluno da rotina e faz com que ele se sinta parte deste processo.Dando oportunidades de desenvolver um melhor aprendizado de forma concreta, dinâmica e produtiva.
    Severina

    ResponderExcluir