Relato de experiência
Assunto: educação no trânsito
As atividades aqui propostas
estão relacionadas com a educação no trânsito, que é um assunto de
fundamental importância para o aprendizado das crianças. As mesmas foram
desenvolvidas na Escola Municipal
Evanildo Mariano dos Santos com as turmas do 1º e 2º ano do ensino
fundamental menor do município de Jardim de Piranhas-RN. As mesmas tinham como objetivos identificar,
compreender e utilizar sinais de
trânsito, sejam eles utilizados para pedestres ou veículos nas
travessias de ruas ou avenidas, respeitando e valorizando a importância de cada
um.
Para o desenvolvimento utilizamos
diversos recursos como: conversa informal, debate sobre o assunto em questão, vídeo aula,
recortes e colagens, para montar um cartaz ,DVD com
musica da Xuxa para
dramatização, aula passeio na faixa de pedestre ,semáforo e confecção do mesmo,
atividades mimeografadas, fotos registando as
atividades, poesia sobre o trânsito ,cartazes e mural com desenhos dos alunos
representando o trânsito .As atividades foram divididas em quatro etapas nos
dias 16,17,18 e 19 de outubro de 2012.
1ª etapa
Através da roda de conversa foram
feitos vários questionamentos sobre o trânsito, dando importância aos
conhecimentos prévios dos alunos e orientando sobre o assunto em questão, em
seguida foi sugerida uma atividade de recorte e colagem com figuras
representando o trânsito para colar no cartaz.
2º etapa
Foi apresentado um vídeo sobre o
trânsito, após a exibição, comentário sobre o vídeo em seguida foi proposta uma
atividade de artes para que os alunos desenhassem o que aprendeu sobre o
trânsito e expor no mural na sala de aula com os desenhos dos mesmos.
3ª etapa
Aula passeio sobre a faixa de
pedestre em frente a escola para conhecer e saber atravessar com segurança, em
seguida foram apresentados vários cartazes sobre o trânsito e sinalização para
identificar sua utilização e sua importância ,depois foi proposta uma atividade
mimeografada.
4ª etapa
Assistir o DVD da Xuxa com música
sobre o trânsito ,entregar a letra da música para
ler, cantar e dramatizar .Em seguida foi apresentado o semáforo,
destacando a sua utilização , sendo
feita uma oficina em grupo ,para
confeccionar um semáforo e apresentar para a turma.
Portanto, de acordo com as aulas
que foram desenvolvidas, acreditamos que foram bem proveitosas e prazerosas,
observamos a participação e o interesse dos alunos, percebemos que os
mesmos demostravam interesse e
entendimento do que estava sendo
proposto com bastante entusiasmo .O assunto em questão foi de fundamental
importância, pois além de haver o envolvimento de alunos e professores envolveu os familiares dos alunos, o pai de
um aluno fez uma poesia relacionada com o trânsito, onde foi trabalhada em sala
de aula.
Finalizamos as atividades com êxito , pois no período em que as
atividades foram desenvolvidas, os alunos participavam e demostravam interesse
em realizar o que estava sendo proposto. Principalmente quando são utilizados
recursos tecnológicos, eles interagem e aprendem de forma concreta , tornando
assim mais significativo o ensino e aprendizado, tanto para alunos como
professores.
Esse trabalho foi realizado pelas professoras:
Ivoneide dos Santos
2º ANO
Saionara Vale Soares 1º
ANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário