O
trabalho com atividades que resgatem a história pessoal e do grupo de convívio
dos alunos conduz à construção de identidades e à compreensão das relações
humanas e sociais ao seu redor.
Para tanto, é necessário auxiliar os
alunos na compreensão do conceito de cultura
e de como ela pode variar no tempo e no espaço.
È importante explicar, por exemplo, que a cultura é constituída pelos mitos,
pelas lendas, costumes, crenças religiosas, conhecimentos, artes e hábitos
de um povo. Fazê-los compreender que o homem não nasce com sua cultura já
determinada, ele irá recebê-la por meio da vivência com o seu grupo.
O
projeto objetiva desenvolver no aluno:
·
A percepção de
que ele está inserido na História de sua comunidade por meio de vários
elementos como a família, os costumes entre outros;
·
A dimensão mais
global da realidade em que vive e o cerca, como também o aprofundamento do
significado da palavra cultura como forma de produção essencialmente
humana, manifestada em: atos, comportamentos valores, costumes, criações
artísticas, entre outros.
·
A percepção de
que estudar História é, para cada um de nós, uma forma de se descobrir e de se
situar no mundo e que refletir sobre a História e processo de construção humana
de forma global e integrada, em diferentes épocas e espaços, conscientizando-se da
diversidade cultural;
·
Conhecer e
valorizar a pluralidade do patrimônio histórico cultural caicoense;
·
Reflexões sobre a
finalidade dos estudos históricos, sobre o significado da pesquisa e
interpretação das fontes e dos documentos históricos a partir do enfoque do que
se faz dele.
|
Com o artista Adonay Dantas |
|
Bate papo com a poetisa Maria José Guerra |
|
Bate papo com o artista Alexandre Muniz |
|
Entrevista com sobrinhas de Dona Maria Leonor Cavalcanti |
|
O forró pé de serra e o povo seridoense, entrevista com o cantor e compositor Rodolfo Lopes |
|
São João 2013, tradição cultural |
Francinice Galvão