Desenvolver
uma atividade na sala de informática da Escola Municipal Marinheiro
Saldanha com a turma de Educação Infantil - nível IV, com o
objetivo de levar a criança a interagir com o computador e fazer com
que ela perceba a importância da tecnologia em nossas vidas. A
atividade a ser desenvolvida é o jogo KTuberling, também chamado
Homem-batata.
É uma excelente atividade para a educação infantil
onde será desenvolvida a coordenação motora das crianças, a
percepção, a criatividade e a integração. Neste contexto também
será explorado os órgãos dos sentidos durante a montagem do
homem-batata.
Desse
modo, pretende-se através da realização desta atividade despertar
o interesse e a participação das crianças.
Relato de
experiência
No dia 17
de outubro de 2012 as professoras Rita de Cássia Alves Ribeiro e
Maria de Lourdes Silva Santos desenvolveram uma atividade com os alunos da
Educação Infantil – Nível IV na sala de informática da Escola
Municipal Marinheiro Saldanha.
A referida aula foi o jogo KTuberling,
conhecida como homem-batata. Considera-se bastante proveitosa já que
os objetivos propostos foram alcançados, pois as crianças gostaram
muito, demonstraram bastante interesse e participação, como também
observou-se o empenho na integração das crianças onde ajudavam
umas as outras, usaram a sua criatividade, desenvolveram a
coordenação motora, a percepção e reconheceram os órgão dos
sentidos, pois durante o jogo foram explorados os sentidos.
As
crianças participaram do jogo com bastante entusiasmo, algumas com
dificuldades, mas a maioria superou nossas expectativas, pois o jogo
requer bastante coordenação motora, onde as crianças para montar o
Homem-batata iam clicando com o mouse nos olhos, boca, nariz, várias
partes e adereços, arrastando com o mouse e soltando, para completar
o homem- batata.
Percebe-se
que foi de grande importância, pois as crianças se envolveram
bastante e se divertiram com suas criações, utilizando as novas
tecnologias.
O desempenho das crianças no decorrer da atividade foi
excelente, levando em conta as limitações de cada criança, pois
algumas ainda não desenvolveram bem sua coordenação motora e estão
aprendendo a lidar com o mouse.
Rita de Cássia Alves Ribeiro
Maria de Lourdes Silva Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário