segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Inclusão digital e aprendizagem

Desenvolver uma atividade na sala de informática da Escola Municipal Marinheiro Saldanha com a turma de Educação Infantil - nível IV, com o objetivo de levar a criança a interagir com o computador e fazer com que ela perceba a importância da tecnologia em nossas vidas. A atividade a ser desenvolvida é o jogo KTuberling, também chamado Homem-batata. 

É uma excelente atividade para a educação infantil onde será desenvolvida a coordenação motora das crianças, a percepção, a criatividade e a integração. Neste contexto também será explorado os órgãos dos sentidos durante a montagem do homem-batata.





 Desse modo, pretende-se através da realização desta atividade despertar o interesse e a participação das crianças.
                                     
                                            Relato de experiência
No dia 17 de outubro de 2012 as professoras Rita de Cássia Alves Ribeiro e Maria de Lourdes Silva Santos desenvolveram uma atividade com os alunos da Educação Infantil – Nível IV na sala de informática da Escola Municipal Marinheiro Saldanha. 
   A referida aula foi o jogo KTuberling, conhecida como homem-batata. Considera-se bastante proveitosa já que os objetivos propostos foram alcançados, pois as crianças gostaram muito, demonstraram bastante interesse e participação, como também observou-se o empenho na integração das crianças onde ajudavam umas as outras, usaram a sua criatividade, desenvolveram a coordenação motora, a percepção e reconheceram os órgão dos sentidos, pois durante o jogo foram explorados os sentidos. 
 As crianças participaram do jogo com bastante entusiasmo, algumas com dificuldades, mas a maioria superou nossas expectativas, pois o jogo requer bastante coordenação motora, onde as crianças para montar o Homem-batata iam clicando com o mouse nos olhos, boca, nariz, várias partes e adereços, arrastando com o mouse e soltando, para completar o homem- batata.
Percebe-se que foi de grande importância, pois as crianças se envolveram bastante e se divertiram com suas criações, utilizando as novas tecnologias. 

O desempenho das crianças no decorrer da atividade foi excelente, levando em conta as limitações de cada criança, pois algumas ainda não desenvolveram bem sua coordenação motora e estão aprendendo a lidar com o mouse.




Rita de Cássia Alves Ribeiro
Maria de Lourdes Silva Santos

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário