segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CONHECENDO AS BARATAS



 PLANO DE AULA

A aula será desenvolvida em uma turma de educação infantil nível IV na Escola Municipal Maria de Nazareth, integrando as disciplinas língua portuguesa, ciências sociais e naturais, artes e matemática, com o objetivo de desenvolver a oralidade, a coordenação motora; identificar o conteúdo da música e do documentário interpretando as informações contidas; identificar as letras da palavra BARATA (consoantes e vogais e quantidades referentes às mesmas); interagir com os colegas e professoras.
Como recursos tecnológicos serão utilizados: televisão; pen drive com o vídeo da música infantil A BARATA e o documentário sobre as baratas; CD com a música  para a dança de roda e para o karaokê; mycro system; caixa de som; microfone; máquina digital para registra a aula.
A aula será iniciada com uma conversa informal sobre o assunto, em seguida na sala de multimídias assistiremos ao documentário a respeito das baratas e na sequência ao vídeo com a música infantil A BARATA
Retornando a sala de aula será feito perguntas a respeito do conteúdo do documentário e da música aos alunos. No quadro branco será produzido pela professora um desenho da barata de acordo com as informações contidas no documentário que os alunos observaram e que iram responder.
 Haverá uma exploração da letra da música em cartaz, destacando a palavra BARATA para que os alunos identifiquem as vogais e consoantes e as quantidades referentes de letras,como também será destacado as mentiras inventadas pela barata explorando as quantidades de objetos indicadas por ela.
 Na sequência iremos brincar em roda cantando e gesticulando a música a barata para que eles aprendam a letra e imitem de acordo com as informações da música. Em seguida os alunos terão a oportunidade de cantar usando os recursos tecnológicos como o mycro system, caixa de som e microfone.
Para finalizar a aula haverá uma produção artística em mosaico da barata, no qual os alunos iram colar pedaços de EVA no desenho.


Relato de experiência 
  



















O desenvolvimento da aula foi muito bom, os alunos gostaram muito dos recursos utilizados para executar a aula, como também prestaram muita atenção ao documentário que ao mesmo tempo formos surpreendidas com os comentários feitos pelos alunos mostrando o quanto acharam interessante, que aprenderam as informações contidas ao ponto de comentarem detalhes das informações.
Ao utilizarmos os recursos tecnológicos nossa aula ganhou uma atenção maior por parte dos alunos que estavam totalmente envolvidos, com isso alcançamos nossos objetivos.
Foi gratificante e prazeroso desenvolver uma aula tão dinâmica como essa.
Agradecemos ao professor Maciel Vale de Azevedo que nos deu a ideia para que elaborássemos uma aula na qual utilizássemos as tecnologias, com isso nos deu a oportunidade de desenvolver uma aula na qual utilizamos recursos que chama a atenção dos alunos e que facilita a aprendizagem dos mesmos.
Planejar as aulas usando as tecnologias é estar atualizado com as mídias. É importante inovarmos nossas aulas. Trabalhar com tecnologias é um meio de facilitar a aprendizagem dos alunos, fazendo com que as aulas sejam prazerosas e dinâmicas.


 Maria Saraiva Dantas e Telma Maria de Medeiros Fernandes
Professoras colaboradoras: Maria de Lourdes  Araújo
                                                 Maria Relva

Nenhum comentário:

Postar um comentário