PLANO DE AULA
A
aula será desenvolvida em uma turma de educação infantil nível IV na Escola Municipal Maria de Nazareth, integrando as disciplinas língua portuguesa, ciências
sociais e naturais, artes e matemática, com o objetivo de desenvolver a oralidade,
a coordenação motora; identificar o conteúdo da música e do documentário interpretando
as informações contidas; identificar as letras da palavra BARATA (consoantes e
vogais e quantidades referentes às mesmas); interagir com os colegas e
professoras.
Como
recursos tecnológicos serão utilizados: televisão; pen drive com o vídeo da música
infantil A BARATA e o documentário sobre as baratas; CD com a música para a dança de roda e para o karaokê; mycro system;
caixa de som; microfone; máquina digital para registra a aula.
A
aula será iniciada com uma conversa informal sobre o assunto, em seguida na
sala de multimídias assistiremos ao documentário a respeito das baratas e na
sequência ao vídeo com a música infantil A BARATA
Retornando
a sala de aula será feito perguntas a respeito do conteúdo do documentário e da
música aos alunos. No quadro branco será produzido pela professora um desenho da barata de
acordo com as informações contidas no documentário que os alunos observaram e que iram responder.
Haverá uma exploração da letra da música em
cartaz, destacando a palavra BARATA para que os alunos identifiquem as vogais e
consoantes e as quantidades referentes de letras,como também será destacado as
mentiras inventadas pela barata explorando as quantidades de objetos indicadas
por ela.
Na sequência iremos brincar em roda cantando e
gesticulando a música a barata para que eles aprendam a letra e imitem de
acordo com as informações da música. Em seguida os alunos terão a oportunidade
de cantar usando os recursos tecnológicos como o mycro system, caixa de som e
microfone.
Para
finalizar a aula haverá uma produção artística em mosaico da barata, no qual os
alunos iram colar pedaços de EVA no desenho.
Relato
de experiência
O
desenvolvimento da aula foi muito bom, os alunos gostaram muito dos recursos
utilizados para executar a aula, como também prestaram muita atenção ao documentário
que ao mesmo tempo formos surpreendidas com os comentários feitos pelos alunos
mostrando o quanto acharam interessante, que aprenderam as informações contidas
ao ponto de comentarem detalhes das informações.
Ao
utilizarmos os recursos tecnológicos nossa aula ganhou uma atenção maior por
parte dos alunos que estavam totalmente envolvidos, com isso alcançamos nossos
objetivos.
Foi
gratificante e prazeroso desenvolver uma aula tão dinâmica como essa.
Agradecemos
ao professor Maciel Vale de Azevedo que nos deu a ideia para que elaborássemos uma
aula na qual utilizássemos as tecnologias, com isso nos deu a oportunidade de
desenvolver uma aula na qual utilizamos recursos que chama a atenção dos alunos
e que facilita a aprendizagem dos mesmos.
Planejar
as aulas usando as tecnologias é estar atualizado com as mídias. É importante
inovarmos nossas aulas. Trabalhar com tecnologias é um meio de facilitar a
aprendizagem dos alunos, fazendo com que as aulas sejam prazerosas e dinâmicas.
Maria Saraiva Dantas e Telma Maria de Medeiros
Fernandes
Professoras
colaboradoras: Maria de Lourdes Araújo
Maria Relva
Nenhum comentário:
Postar um comentário