Mediante um convênio constituído entre Educação e Saúde a Escola municipal de 1º Grau “Monsenhor Walfredo Gurgel” e a Secretaria de Saúde do Município de Jardim de Piranhas, foi possível o desenvolvimento de uma palestra, no próprio ambiente acadêmico proferido pela psicóloga de Gerlane Costa dos Santos, com o tema: “Hoje nós vamos falar sobre... Drogas”.
De acordo com os objetivos estratégicos contidos no PPP, da EMMWG, que são de fortalecer a integração escola – família – comunidade e assegurar a atualização e o enriquecimento do currículo, propomos uma atividade onde, abrangesse soluções tocantes aos problemas mais corriqueiros dos jovens, e que de alguma forma houvesse além dos conteúdos trabalhados na sala de aula tivesse a presença de um profissional da área estudada, aproximando assim a comunidade do âmbito escolar. Depois de muitas discussões achamos por melhor debater a droga na nossa cidade, com todas as suas conseqüências físicas, psicologias e econômicas, por ser de todos os nossos problemas, o mais grave e mais difícil de ser combatido.
Participaram um total de 43 estudantes referentes à turma do 9º ano “A” da referida escola, onde trouxeram apenas lápis e papel para anotar suas observações, e só depois da conclusão do nosso trabalho que os mesmo produziram suas atividades.
A palestra e as discussões levantadas foram consideradas um sucesso pela equipe pedagógica e professores do colégio, talvez pelo fato dos alunos se identificarem bastante com o assunto. A cidade é muito desenvolvida sem problemas de falta de trabalho, e com a alta condição financeira dos jovens, a droga e uma realidade muito comum e presente nos seus dias, e essa foi a forma que encontramos de mostrar para esta clientela o quanto estes hábitos são prejudiciais e destrutivos, algo que com certeza eles ainda não havia se dado conta.
Foi possível conseguir relatos como “... O crack é uma das drogas mais fáceis de ser encontrada na nossa cidade. Entre os principais consumidores está os adolescentes, o que é preocupante, pois comprometem os seus estudos, a sua família, enfim, a sua vida e para se livrar deste vício o apoio da sua família é muito importante...” ou então do tipo “ ...pessoas com 12 e 13 anos já são usuárias de cigarro aqui, e seus pais não sabem. Por ser fácil de conseguir e por influências de amigos, jovens e adolescentes fumam muito...”
Nosso trabalho só pode ser considerado realmente significativo, se conseguirmos de alguma forma diminuir esse consumo exorbitante de drogas lícitas e ilícitas, ou pelo menos, conscientizar de maneira expressiva os alunos desta turma, para que eles sejam vozes dispersoras de todos os maus causados pelas drogas.
Prof. Janaína Ráfia de Brito
Tratar do assunto drogas nas escolas de Jardim é sempre muito importante ,especialmente na Walfredo Gurgel, tendo em vista ser uma escola de fundamental II,composta especialmente por jovens adolescentes da zona rural e urbana, que vivem hoje uma realidade de muitos desafios com o alto índice de emprego e que a partir daí surgem o desinteresse pela cultura e o fácil acesso às drogas.Acho que a escola deveria ter na sua proposta pedagógica, um projeto sobre essa temática que pudesse ser trabalhado durante todo o ano letivo com culminância em todo final de ano.
ResponderExcluirMaria Rosângela da Silva.
O trabalho sobre drogas é fundamental na vida dos adolescentes, é importante que eles conheçam todos os tipos de drogas e saibam do risco de vida que elas oferecem .E a escola deve ser a orientadora porque tem pessoas capacitadas para isto. PARABÉNS pelo trabalho.NAZI DOS SANTOS
ResponderExcluirParabéns pelo o trabalho da equipe. São projetos como esse que contribui bastante para o resgate da nossa cultura nordestina.Tornando um grande conhecimento e aprendizado para os alunados ,equipe escolar e comunidade como todo.
ResponderExcluirivoneide
Muito oportuno o assunto trabalhado pelo Projeto "Drogas - Classificação e Efeitos", desenvolvido na Escola Municipal Mons: Walfredo Gurgel, pela professora Janaína, porém deixo uma sugestão para mais efeito no educando desse tipo de projeto, que é envolver toda comunidade escolar quando o tema for trabalhado; e isso não identifiquei quando da leitura do mesmo.
ResponderExcluirMaria Inês Lopes de Araújo