PROJETO - INTEGRANDO TECNOLOGIAS À PRÁTICA ESCOLAR
Sabe-se que a aprendizagem das tecnologias é um processo complexo e gradativo. Quanto mais consciente for o orientador em relação à realidade que envolve o seu trabalho, tanto mais se sentirá livre para selecionar os métodos, as técnicas e instrumentos mais adequados, assim como para determinar o ritmo que convém à sua turma. As atividades propostas procurarão explorar as diferentes áreas do conhecimento tecnológico. Estas mesmas atividades serão elaboradas de maneira a explorar: A linguagem oral, leituras informativas e de imagens correlacionadas à tecnologia, etc. pretende-se através deste propiciar a desenvoltura na leitura e interpretação de textos, aperfeiçoamento da escrita afim, de ampliar a compreensão e a utilização dessas mídias no seu dia-a-dia auxiliando na construção do seu próprio conhecimento significativo. A observação do desempenho dos alunos será extremamente importante para saber em que grau de conhecimento cada aluno se encontra, e dessa forma será mais fácil selecionar atividades para os mesmos facilitando o seu trabalho no que concerne o processo de ensino-aprendizagem. Objetiva-se que o cotidiano escolar fique cada vez mais interessante e prazeroso para o aluno, que está sedento por novidades tecnológicas. Espera-se que a experiência junto ao aluno durante o desenvolvimento do projeto contribua para o enriquecimento das atividades propostas em sala de aula, fazendo uso da sala de informática como um instrumento útil nas mãos de professores e alunos da Escola Estadual Machado de Assis.
Sabe-se que a aprendizagem das tecnologias é um processo complexo e gradativo. Quanto mais consciente for o orientador em relação à realidade que envolve o seu trabalho, tanto mais se sentirá livre para selecionar os métodos, as técnicas e instrumentos mais adequados, assim como para determinar o ritmo que convém à sua turma. As atividades propostas procurarão explorar as diferentes áreas do conhecimento tecnológico. Estas mesmas atividades serão elaboradas de maneira a explorar: A linguagem oral, leituras informativas e de imagens correlacionadas à tecnologia, etc. pretende-se através deste propiciar a desenvoltura na leitura e interpretação de textos, aperfeiçoamento da escrita afim, de ampliar a compreensão e a utilização dessas mídias no seu dia-a-dia auxiliando na construção do seu próprio conhecimento significativo. A observação do desempenho dos alunos será extremamente importante para saber em que grau de conhecimento cada aluno se encontra, e dessa forma será mais fácil selecionar atividades para os mesmos facilitando o seu trabalho no que concerne o processo de ensino-aprendizagem. Objetiva-se que o cotidiano escolar fique cada vez mais interessante e prazeroso para o aluno, que está sedento por novidades tecnológicas. Espera-se que a experiência junto ao aluno durante o desenvolvimento do projeto contribua para o enriquecimento das atividades propostas em sala de aula, fazendo uso da sala de informática como um instrumento útil nas mãos de professores e alunos da Escola Estadual Machado de Assis.
O presente relato é uma síntese de uma aula realizada na Escola Estadual Machado de Assis nas turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, a aula foi ministrada pelas professoras Francisca Kesia Dantas e Nailsa Dutra de Almeida na Sala de Informática. No primeiro momento os alunos visualizaram imagens e vídeos no Data Show relacionados ao tema como: Conhecendo as partes do computador, Regras para o uso na sala de informática, Uso correto do computador e Aprendendo a usar o computador. Com o objetivo de mostrar aos alunos através de questionamentos e a receptividade dos mesmos, as respostas corresponderam nossas expectativas, percebemos que quando uma aula é bem planejada com recursos que chamam atenção dos alunos o ensino e a aprendizagem acontecem e a aula torna-se um espaço criativo e acolhedor.O trabalho com recursos tecnológicos,os vídeos apresentados a metodologia aplicada,chamaram muito atenção dos alunos,proporcionando interesse em participar das atividades propostas no decorrer da aula.São alunos que o acesso as tecnologias são poucas em suas famílias como também na escola,Por isso um dos nossos objetivos é colocar os mesmos para desenvolver suas habilidades e Inteligências para adquirir conhecimento. Foi muito gratificante a interação com os alunos,em sala de aula a aprendizagem ocorrem de ambas as partes .concluímos que,o contato entre aluno,professor e tecnologia tornou se um processo desafiador e que a aprendizagem flui de forma dinâmica.
Francisca
kesia Dantas e Nailsa Dutra de Almeida
gostei bastante desse tema, pois não é comum apresentar informações sobre o uso dos computadores.Acredito que os alunos obteve um exelente aprendizado.São trabalhos desenvolvidos como esse que o ensino e aprendizado se concretizam de forma bastante significativa tanto para alunos como para professores.
ResponderExcluirPARABÉNS COLEGAS PELO BRILLHANTE TRABALHO!
PORFESSORA IVONEIDE